
Bonito né? Fernando Pessoa. Esse cara sim está entre os dez mais amados dos flooders. Sete entre dez textos que recebo por e-mail, em correntes e powerpoints, têm sua assinatura no final. Quem se importa se desses sete textos, quatro não são dele, dois foram tirados do contexto original e um até que está direito, mas as cores e frufrus dos ppts não permitem que você passe do terceiro slide aonde ele está retalhado?
Essa, pelo menos, posso garantir que é dele, estava em um livro - culpem a editora se for mentira - e me fez pensar. Bom para mim, que queimo calorias sem precisar ir à academia, ruim pra vocês que vão ler um texto chato de artista como consequência. Se você gosta de Fernando Pessoa, desista. A frase aí em cima foi uma mera desculpra pra eu escrever minhas papagaiadas.
Somos divididos entre uma herança genética instintiva e comportamento social condicionado. E mesmo aos que têm um desprendimento social, a pergunta: Não fossem as convenções a que estamos acostumados, como seríamos? Se não houvesse a ética, a moral que aprendemos, se não houvesse um superego de vigia como nosso grande irmão, o que faríamos e como seríamos, sem pensar nas conseqüências das nossas ações e levar em consideração apenas as nossas vontades e desejos? Louco é quem obedece o ID, não?
Pra dar nó na cabeça dos incautos, nossos desejos também são convenções sociais. Ou parte deles. Disse há um tempo que não fossem as convenções e a moral, o homem não faria parte do grupo de animais monogâmicos, prova disso é o número de relacionamentos fracassados devido a traições. Herança genética. E joguem pedras aqueles que nunca pensaram pelo menos um segundo quando souberam dos países onde é permitido um homem ter várias esposas.
Para o infinito e além, então: Por que sentimos ciúmes das nossas namoradas? Ciúmes está ligado ao sentimento de posse e medo de perda. Convenções sociais. Mas opa, animais sentem ciúmes também... ou não?
Voltando à frase inicial, sendo o bem e o mal, classificações criadas pelo homem, podemos definir algo como mal se eliminarmos as convenções? Então como as convenções podem ser o mal verdadeiro sendo que o mal é baseado numa convenção?
Eliminando tudo o que aprendemos e seguimos, realmente espero que a realidade natural do homem não seja um mico brigando por carniça e jogando um osso ao céu ao som de Strauss.
2 comentários:
Eu quero ir a um pais (agora sem acento...) q uma mulher pode ter vários maridos... Gostosões de preferencia! ahauhauau
e ai moranis, beleza, aqui é o serginho! Gostei do texto. Raw!! arrghhh!! vmos brigar por carniça caralho!!! hehehe
Postar um comentário