terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os Leões de Bagdá

Leões de Bagdá é uma alegoria. Um belo exemplo de como escrever uma história sobre a guerra sem mostrar a guerra propriamente dita. Seres humanos aparecem em uns poucos quadros, os personagens são leões. Quatro felinos que se vêem livres do zoológico onde estavam, no Iraque, após este ter sido destruído em um dos bombardeios americanos.

Sem saber onde estão e como arranjar comida nesse novo ambiente hostil, a história mescla muito bem elementos da guerra e suas conseqüências com o passado dos personagens e seus dramas, frustrações e ambições. Soldados, ao lembrarem de suas casas e famílias, dão lugar aos quatro animais que têm suas memórias, boas ou ruins, do tempo que eram livres.

Os leões antropomórficos são retratados não como seres instintivos, mas com uma linha de raciocínio e estratégia bastante lógicas para conseguir alimento de modo que é possível até se colocar no lugar desses animais selvagens.

Vale a pena conferir também, para quem se interessar, o hotsite criado pela própria editora Panini para a Graphic Novel. O endereço é http://web.hotsitepanini.com.br/leoesdebagda/

Leões de Bagdá é escrito por Brian K. Vaughn com arte de Niko Henrichon. Foi lançada no Brasil pela Panini Comics em Julho de 2008 a R$ 19,90.

Nenhum comentário: