sábado, 21 de março de 2009

The Times They Are A-Changin'

Quem quer fazer arte hoje só precisa de um pouco de boa vontade. Trinta anos atrás, quem quisesse ter uma banda e TENTAR chegar ao sucesso tinha que gravar uma demo, correr atrás das gravadoras e achar uma que aceditasse que aquela banda seria um boa fonte de lucro... até ser substituído pelo próximo grande hit da semana.

Hoje tem internet aí para qualquer um colocar sua música, sua arte na rede e deixar para quem quiser ouvir. Não quero parecer um militante comunista e não saio na rua com a camisa do Che Guevara, mas a verdade é essa: hoje, quem quer fazer música não precisa ir atrás de gravadoras ou de rádios, simplesmente posta no myspace, no last.fm, nos blogs.. a divulgação fica livre e quem vai decidir se a sua música é boa ou não, é o público. E cada um terá o seu.

Não é que as gravadoras e distribuidoras têm que deixar de existir! Mas está na hora de se atualizarem e perceberem que a internet não é uma terra-de-ninguém habitada por piratas que só pensam em distribuir conteúdo ilegal e começarem a usar ela a seu favor. Venda de CDs não é o único caminho. O Google por acaso cobra pelo Gmail, Orkut, Blogspot, Maps,Talk...? A lista é muito maior, o número de serviços que ele oferece é cada vez maior e nada é cobrado.

A briga entre os defensores dos direitos autorais e a troca de produtos culturais de forma livre (ou ilegal) já dura anos, mas se os próprios artistas disponibilizarem seu trabalho online, não há mais motivo para essa discussão. Acredito mesmo que o conteúdo cultural deveria ser de livre distribuição, mas isso deve partir dos próprios artistas. O que deve ser cobrado é a exclusividade.

Olha só que legal, há pouco tempo, a banda Excambau! – cujo vocalista é meu amigo e não estou cobrando pelo jabá – gravou um novo CD e o que os caras fizeram? Disponibilizaram todas as músicas no site da banda para quem quiser baixar. Quem quer ter o CD bonitinho com encarte, compra; aí está a exclusividade, de ter algo em mãos. Mas quem quer o CONTEÚDO musical, está disponível gratuitamente no site. Como os caras sobrevivem? Fazendo o que eles deveriam fazer... shows, ora bolas.

A banda tem 300 pessoas na comunidade do orkut, e 10.000 exibições de página no myspace, isso deve valer alguma coisa. E ainda assim só usando a internet para divulgação. Vou ser sincero, o estilo musical deles não é o meu preferido, mas os caras merecem o reconhecimento que têm. Por isso que eu digo, quem quer, só precisa fazer. O seu público está aí fora, é só gritar para alguém ouvir. E é o que eles fazem. Produzem a música que gostam e com vontade e estão dando certo, não tem segredo.

Além do site da banda (www.excambau.com.br), eles criaram a Ação Caixa Preta. Quem quiser entrar, o endereço é http://www.acaocaixapreta.blogspot.com/ É um tapa na cara, mas um tapa bem dado... e que todo mundo deveria levar. Fica aí a dica!

Nenhum comentário: