Culturas Pré-Incas
Das mais famosas, Paracas, Chavín, Tiwanaku – que mais tarde dariam origem aos Uros e suas ilhas flutuantes – e os Huari, que deve ter sido a mais extensa.

As ilhas são construídas usando ma massa de raiz da Totora de 1,5m de altura como um tipo de bóia e a Totora seca sobreposta em cima da raiz para fazer um tipo de piso. Lá ainda se fala o Qechua, lingua indígena mais difundida no Peru, mas o Espanhol também é utilizado. Ir de uma ilha a outra em uma canoa de Totora é um passeio turístico que vale a pena e custa apenas 10 soles. Fica a recomendação aqui.
Os Incas

Os Incas eram um povo bastante religioso e divindades não faltavam. Cusco (ou Qosqo, em quechua) era o centro do império e como não podia deixar de ser, tinha vários templos em seus arredores. O “panteão” era dividido em três pontos: Reino dos Deuses, Reino dos Vivos e Reino dos Mortos. A trindade sempre estará presente na religiosidade Inca, como o Puma, o Condor e a Serpente ou o Sol, a Lua e a Serpente. Se alguém mencionar o templo das 3 ventanas em Machu Picchu, eu vou concordar que não é coincidência. Mas os deuses Incas não eram como os gregos ou nórdicos; eram o que os Incas consideravam sagrados: as montahas, os lagos e a terra, motivo pelo qual todas as montanhas no Peru têm um nome (sim, pessoal, Machu Picchu é o nome da MONTANHA aonde a cidade foi construída, assim como a montanha atrás dela chama-se Huayna Picchu). Surpresos? Eu também fiquei.
Falando em Machu Picchu, Quem for visitar o Peru vai notar que os guias sempre reforçam que os Incas aprendiam as técnicas de construção dos povos conquistados e aperfeiçoavam as deles e por isso é possível notar diversos estilos arquitetônicos lado a lado nas construções. Não pude deixar de lembrar desta matéria do Del Debbio no Teoria da Conspiração sobre as pirâmides e apesar de ele estar se referindo às pirâmides do Egito, a comparação é válida aqui também.

É possível notar também que todas as construções de paredes lisas e milimetricamente cortadas eram templos, as outras construções era mais rústicas, outra indicação de que as cidades Incas foram construídas ao redor de ruínas já presentes quando os Incas chegaram.
O Vale Sagrado
A região tem esse nome não por motivos religiosos, mas porque a área ao redor de Cusco é uma das regiões mais férteis do Peru. E como os Incas eram um povo que viviam da agricultura, aquele solo se tornou sagrado para eles por ser um grande fornecedor de alimento. A região montanhosa permite o plantio desde a base até quase o topo e a diferença de temperatura e ambiente causada pela altura faz com que em cada parte da montanha, seja colhido um tipo diferente de milho, mesmo sendo plantada a mesma semente. Já foram catalogados mais de 32 tipos de milho naquela região (dica: não deixem de tomar a “chicha morada” um suco de milho roxo, muito bom!)

Machu Picchu é quase impossível de ser descrita na mesma sensação que se tem ao visitar. Foi algo como "Indiana Jones encontrando a Arca Perdida". Na falta de palavra melhor, é f***. A cidade inteira foi projetada e planejada. É possível ver as divisões de onde era a área rural, os muros da cidade que separam os camponeses da elite (como um feudo mesmo), os templos e habitações. Imagino qual foi a reação de Hiram Binghan, historiador inglês que decobriu a cidade tomada pela vegetação em 1911. Para terminar, os Incas foram dizimados pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro em 1532, torando o Peru uma das colônias espanholas (sim, euq ueria falar bem mais, mas o espaço quase não tá dando e deve ter gente dormindo já com a aula de história).

Para entrar em Machu Picchu é preciso comprar um ingresso vendido em Cusco ou em Águas Calientes pela secretaria de turismo. Quem tiver [muito] fôlego pode optar também pela trilha Inca, caminho que os Incas faziam para chegar à cidade. A trilha percorre 40 quilômetros em mata fechada, saindo de Ollantaytambo e chegando diretamente a Machu Picchu e tem duração de 4 dias e 3 noites de viagem à pé.
Próxima postagem, para finalizar: Linhas de Nazca e cemitério de Chauchilla.
Links interessantes:
http://www.discoverybrasil.com/guia_inca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Machu_Picchu
http://www.machupicchu.com.br
http://www.historiadomundo.com.br/inca/religiao-inca
http://www.peru.com/preincas
http://www.isinet.com.br/culturaperuana/index.asp